Quando
pensamos na Coordenação Pedagógica, vem a cabeça várias situações, pois a
função do/a coordenador/a é ampla e desafiadora. Este tem em suas mãos o dever
de conhecer a escola em que trabalha para em parceria com os componentes
desenvolver o seu plano de ações e metas. Pensando nisso a SEMED promoveu a
primeira Formação de Coordenadores/as Pedagógicos/as de Urbano Santos do ano de
2018 e teve como tema “Os desafios da Coordenação Pedagógica”.
A
Formação teve início com as boas vindas dadas através de orações comandada pela
professora Lauriene Rosa, logo após os agradecimentos feito por mim, passei a
palavra para a professora Joelia Reis e em seguida à profª Nilma Sodré que
falaram da importância daquele momento, seguimos com apresentação do vídeo “O
Faxineiro da Microsoft”, com uma discussão em torno da motivação para o
desenvolvimento do seu trabalho na escola e dos professores em sala de aula. Continuamos
com questionamentos sobre a função do/a coordenador/a pedagógico/a, tais como:
Coordenador/a Pedagógico/a, quem é você? Você trabalha na mesma escola em que
trabalhou o ano passado? Você tem experiência, então sabe de tudo? Você tem
experiência, mas não sabe de nada? Segundo os participantes seria bem mais
fácil falar dos outros porque observamos mais quem está a nossa volta do que a
nós mesmos, ouvimos a leitura do texto “Humildade pedagógica e competência
coletiva” de Mario Sergio Cortella, que nos convida a fazer uma reflexão de
como se deve organizar a escola sem se colocar como aquele que sabe mais, pois
para desenvolver um bom trabalho é necessário que tenhamos humildade.
Para dar
continuidade convidei os colegas para uma retrospectiva dos temas estudados nas
formações do ano de 2017, como são atuais e necessários nas escolas em qualquer
época, seguimos conversando sobre a formação atual e como o tema sugerido está
implícito no que estudamos anteriormente, formamos grupos para estudo e
apresentação de trabalhos. Cada grupo recebeu um texto sobre a função do
coordenador pedagógico para, ler, analisar e responder a seguinte pergunta:
Qual o impacto da sua atuação na aprendizagem dos estudantes? Os textos
utilizados foram retirados da revista Nova Escola/Gestão Escolar, tais como:
Coordenador você não sabe de nada! Como fazer com que o aprendizado da reunião
pedagógica chegue à sala de aula; Como (e o quê) dizer ao professor quando algo
precisa mudar; A verdadeira função do coordenador pedagógico; A importância da
observação das aulas dos professores feita pelo coordenador. Segundo Rubens
Alves no vídeo o professor ideal “o conhecimento é aquilo que fica depois que o
esquecimento faz a sua parte” as discussões abertas em torno das apresentações
seguiram com uma troca de experiência incrível que com a reorganização da
pratica resultará em conhecimento adquirido.
Na certeza
que estamos contribuindo para a melhoria da aprendizagem em nosso município
encerramos o dia agradecendo a Deus pela permissão, a nossa prefeita Iracema
Vale, pela oportunidade, a nossa Secretária de Educação Nilma Sodré, pela
confiança, a parceria das Secretarias de Educação e Comunicação, toda a equipe
da SEMED pelo companheirismo e claro todos os coordenadores pedagógicos pelo
trabalho desenvolvido nas escolas.
Texto de: Laurilene Correia
Técnica da SEMED
Nenhum comentário:
Postar um comentário