Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Os desafios da Coordenação Pedagógica


                                     
             Quando pensamos na Coordenação Pedagógica, vem a cabeça várias situações, pois a função do/a coordenador/a é ampla e desafiadora. Este tem em suas mãos o dever de conhecer a escola em que trabalha para em parceria com os componentes desenvolver o seu plano de ações e metas. Pensando nisso a SEMED promoveu a primeira Formação de Coordenadores/as Pedagógicos/as de Urbano Santos do ano de 2018 e teve como tema “Os desafios da Coordenação Pedagógica”.
          A Formação teve início com as boas vindas dadas através de orações comandada pela professora Lauriene Rosa, logo após os agradecimentos feito por mim, passei a palavra para a professora Joelia Reis e em seguida à profª Nilma Sodré que falaram da importância daquele momento, seguimos com apresentação do vídeo “O Faxineiro da Microsoft”, com uma discussão em torno da motivação para o desenvolvimento do seu trabalho na escola e dos professores em sala de aula. Continuamos com questionamentos sobre a função do/a coordenador/a pedagógico/a, tais como: Coordenador/a Pedagógico/a, quem é você? Você trabalha na mesma escola em que trabalhou o ano passado? Você tem experiência, então sabe de tudo? Você tem experiência, mas não sabe de nada? Segundo os participantes seria bem mais fácil falar dos outros porque observamos mais quem está a nossa volta do que a nós mesmos, ouvimos a leitura do texto “Humildade pedagógica e competência coletiva” de Mario Sergio Cortella, que nos convida a fazer uma reflexão de como se deve organizar a escola sem se colocar como aquele que sabe mais, pois para desenvolver um bom trabalho é necessário que tenhamos humildade.
          Para dar continuidade convidei os colegas para uma retrospectiva dos temas estudados nas formações do ano de 2017, como são atuais e necessários nas escolas em qualquer época, seguimos conversando sobre a formação atual e como o tema sugerido está implícito no que estudamos anteriormente, formamos grupos para estudo e apresentação de trabalhos. Cada grupo recebeu um texto sobre a função do coordenador pedagógico para, ler, analisar e responder a seguinte pergunta: Qual o impacto da sua atuação na aprendizagem dos estudantes? Os textos utilizados foram retirados da revista Nova Escola/Gestão Escolar, tais como: Coordenador você não sabe de nada! Como fazer com que o aprendizado da reunião pedagógica chegue à sala de aula; Como (e o quê) dizer ao professor quando algo precisa mudar; A verdadeira função do coordenador pedagógico; A importância da observação das aulas dos professores feita pelo coordenador. Segundo Rubens Alves no vídeo o professor ideal “o conhecimento é aquilo que fica depois que o esquecimento faz a sua parte” as discussões abertas em torno das apresentações seguiram com uma troca de experiência incrível que com a reorganização da pratica resultará em conhecimento adquirido.
           Na certeza que estamos contribuindo para a melhoria da aprendizagem em nosso município encerramos o dia agradecendo a Deus pela permissão, a nossa prefeita Iracema Vale, pela oportunidade, a nossa Secretária de Educação Nilma Sodré, pela confiança, a parceria das Secretarias de Educação e Comunicação, toda a equipe da SEMED pelo companheirismo e claro todos os coordenadores pedagógicos pelo trabalho desenvolvido nas escolas.


  Texto de: Laurilene Correia
  Técnica da SEMED 

Nenhum comentário:

Postar um comentário