Powered By Blogger

sábado, 28 de outubro de 2017

GINCANA EDUCATIVA DO COLÉGIO DR. MAGNO BACELAR: Uma forma de aprender brincando.






Diante do desafio das escolas alcançarem melhores resultados quanto ao desempenho escolar dos alunos é fundamental que todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem comunguem o mesmo pensamento e devem estar comprometidos com o desenvolvimento integral dos educandos. À luz dessa compreensão, a escola está sempre empenhada em propor atividades pedagógicas com objetivos de sanar certas dificuldades vivenciadas nas salas de aula.
 O Colégio Dr. Magno Bacelar promove desde 2014 a ‘‘ Gincana Educativa ‘’ em homenagem ao dia dos Estudantes. Este trabalho, desde sua criação, sempre foi voltado ao desenvolvimento de atividades lúdicas, brincadeiras diversificadas e significativas, atividades de caráter social e preventivas de acordo nossa clientela.
Este ano, a Gincana Educativa trouxe para o cenário escolar o tema: Resolução de Problemas: Possibilidades e desafios para o ensino de matemática dos 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Considerando que o ensino da matemática, constitui-se um grande desafio, assim almejamos o melhoramento no desempenho escolar e o prazer pelo estudo da matemática dos nossos alunos do 6º ao 9º ano. 
O trabalho foi coordenado e desenvolvido pelos professores de matemática, com o apoio da direção, professores e servidores em geral. As atividades ocorreram da seguinte forma: planejamento das atividades, divisão dos conteúdos a serem estudados pelos alunos em cada série, formação das equipes, acompanhamento por parte dos professores nos horários normais de aula.
Exposição dos conteúdos a serem contemplados no trabalho e seus respectivos professores.


  •  6º anos:

  1. ·      Sistema de numeração egípcios; 
  2.   Conjuntos números e representação; 
  3.   Propriedades dos quatros operação e seus algoritmos; 
  4.    Operação inversas; 
  5.     Tabuada


Professores:
Eduardo Santos da Silva
Edilene Viana Santos (maio educação)


  •  7º anos:

  1. ·      Números inteiros;
  2. Adição e subtração de números inteiros;
  3.   Comparação de números inteiros; 
  4. Resolução de problemas com números inteiros


Professores:
Nazian Araujo de Sousa
Edirreis Ferreira da Silva


  •  8º Anos:

  1. ·      Expressão algébricas;
  2. Áreas e perímetros :


Professores:
Maria Lúcia Ferreira Dutra
Mônica Fontenelle Cavalcante de Andrade


  •  9º anos:
  1.     Números reais;
  2.       Grandeza e medidas;
  3.    Geometria;     

  Professores:
Francisco Ferreira da Silva
Edirreis Ferreira da Silva


Desse modo as atividades foram realizadas dia 11/ 08/2017 através de várias dinâmicas como: adivinha de números, leitura de números até com 12 algarismos, raciocínio lógico envolvendo as quatro operações e fórmulas e símbolos matemáticos. Sequenciado as baterias de perguntas e respostas, eliminando as equipes que não acertavam e seguinte as equipes com maior número de acertas, finalizando com duas equipes vencedoras e sendo o primeiro lugar a equipe do 9º ano B, composta pelos alunos: Alciene do Nascimento das Chagas, Edenilson Sousa dos Santos, Layza Mendes Ferreira e Narielly de Sousa Silva e segundo lugar a equipe do 7º ano D, composta pelos alunos: Isabel Silva Aguiar Barbosa, Hellen Christina Protasio dos Santos, Alípio Santos da Silva, Dyenniffer de Oliveria Reis e Rayllane do Nascimento Sousa. Assim, finalizamos a nossa Gincana Educativa com a premiação do 1º e 2º lugar, com a certeza do conhecimento adquiridos pelos alunos, pois quando realizamos atividades prazerosas e significativas o resultado é visível. Portanto, nossos agradecimentos a todos os professores de modo especial os de matemática, aos nossos alunos, pais e toda comunidade escolar.    
Agradecemos a Secretaria de Educação, em nome da professora Nilma Sodré, a coordenadora do Ensino Fundamental Joélia Reis, a coordenadora formadora Laurilene Correia pelo apoio e a nossa Prefeita Iracema Vale, pelo compromisso e respeito com que conduz a Educação do Município.
                   Obrigada!


                                                                                                                   

Texto de: Joana Costa Lisboa
Gestora escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário