É com grande satisfação
que discorremos deste texto com palavras simples, acreditando que cada vez mais
podemos fazer a diferença, levando adiante o nosso trabalho, buscando renová-lo
a cada instante e fazendo de cada obstáculo um incentivo para seguir adiante.
Sonhar apenas, não basta!
É preciso acreditar e fazer acontecer para que possamos colher bons frutos. O
trabalho do qual aqui iremos compartilhar com vocês, amigos e companheiros de
lutas diárias, é fruto do trajeto que percorreram as professoras dos terceiros
anos: Maria Divina Dutra, Francisca
Cláudia e Gildemar Batista em
sala de aula, diante das variadas situações que cotidianamente estão presentes
no nosso contexto escolar.
Partindo dessa realidade,
torna-se de fundamental importância a execução de ações de intervenções
pedagógicas, buscando sempre, a melhora no processo de ensino aprendizagem. Com
isso, foi pensado, elabora e executado o projeto Reforço de Leitura: Um Caminho para o Sucesso no Processo de Ensino
Aprendizagem. Abrangendo os terceiros anos A, B e C do Ensino Fundamental
I, incluindo 99 educandos com faixa etária diferentes e desnível de
aprendizagem, realizado no período de Maio a Dezembro de 2017. O mesmo foi
executado 03 (três) dias por semana, tendo duração de 01:15 h cada reforço. Entre
os objetivos, o principal, auxiliar o trabalho pedagógico das professoras, em
que se propuseram a executar todas as atividades propostas junto a seus alunos.
Com o foco na premissa, do desenvolvimento de atividades de leitura e escrita,
mais específica ao nível de aproximação da aprendizagem que os alunos se
encontravam, no intuito de despertar a curiosidade e o gosto pela leitura.
O desejo de buscar outros
perfis de estratégias e de procedimentos para fins didáticos utilizados pelas
professoras se deu a partir de levantamento de dados, em que 40% dos alunos
liam e escreviam textos simples, e os demais encontravam-se ainda com
dificuldades. O percurso da execução do projeto se deu em etapas descritas no
projeto, com acompanhamento da coordenação, direção e os pais que sempre deram
total apoio durante a execução do projeto. E assim, se encaminhou o trabalho de
forma desafiadora, sempre buscando obter bons resultados.
Diante de tudo isso,
realizamos a culminância do Projeto em 01/12/2017, onde apresentamos a toda a
comunidade escolar (alunos, professores, representantes da SEMED, pais, etc.)
uma amostra dos trabalhos desenvolvidos, expondo ao público os resultados
finais obtidos, sendo que 80% dos alunos conseguiram desenvolver a habilidade de
leitura e escrita de textos simples, sendo que o restante não chegaram a tingir
a meta principal (aquisição da leitura), mas vale ressaltar que esses alunos
tiveram melhoras significativas em outros aspectos com a execução do reforço. De
fato, podemos dizer que o quanto foi e é gratificante vivenciarmos experiências
novas desafiadoras, acreditando que podemos transformar realidades.
Aqui finalizamos essas
poucas palavras, agradecendo a todos que contribuíram para a realização desse
trabalho, em especial às nossas colegas, amigas professoras, pelo brilhante
trabalho que realizaram, pois muitas mãos contribuíram, mas as delas foram
essenciais, pois muito se dedicaram e empenharam-se para que deste projeto
colhêssemos bons frutos.
Agradecemos à nossa
prefeita Iracema Vale, pelo apoio em nos conceder a oportunidade, à nossa
secretária de Educação Nilma Sodré, por acreditar em nosso trabalho, às suas
adjuntas pela parceria, à nossa gestora Joana Costa Lisboa, pelo apoio,
compreensão e colaboração que sempre nos deu, à coordenadora do Ensino
Fundamental, Joelia Reis, e à coordenadora, formadora, Laurilene Correia pelo
apoio, parceria e presença e aos demais que compõem a equipe da SEMED.
Nosso muito obrigada a
todos!
Coordenadoras Pedagógicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário