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terça-feira, 28 de novembro de 2017

O DIALOGO É A MELHOR ESTRATÉGIA



          

         Sabe-se que a formação de coordenadores é uma troca constante de conhecimentos que são adquiridos através de experiências do fazer pedagógico. No sentido de partilha, o tema “A Importância do Dialogo na Solução de Problemas” foi trazido para discussão na V FORMAÇÃO DE COORDENADORES/AS PEDAGÓGICOS/AS, que aconteceu no auditório do Colégio Dr. Magno Bacelar, no dia 29/09/2017. No V encontro contamos com a presença de membros do Conselho Tutelar que atendendo ao nosso convite compartilharam um pouco do seu trabalho e na oportunidade pediram parcerias para que os problemas não cheguem até eles já como denúncias, que as escolas podem contar com o apoio da entidade para prevenção de conflitos, pois o diálogo é uma ferramenta eficiente, econômica e construtiva e todos podemos superar obstáculos utilizando essa estratégia.
             Questionamentos como: No seu ambiente de trabalho, como são resolvidos os conflitos? E como é a participação dos alunos no dia a dia da escola? Há espaço para que eles exponham suas opiniões? Quais situações vocês costumam enfrentar? Retirados no endereço http://getaoescolar.org.br/conteúdo/922, serviram para provocar ricas discussões, tais como os depoimentos dos professores Manoel Vieira e Manoel Monteles que falaram de alguns problemas resolvidos através de conversas, a professora Rosa Moreira que compartilhou um diálogo entre um aluno da Educação Infantil e sua professora em que o mesmo dissera que seria um marginal, nesse momento a escola teve que se mobilizar para conhecer onde mora aquela criança para então propor um diálogo com a família. Em seguida assistimos ao vídeo “Como a Escola pode prevenir conflitos” retirado de grande diálogos de Nova Escola com Telma Vinha e Yves de La Taille.


          A cada encontro novas discussões, novos aprendizados, as trocas que aconteceram aqui ficaram ainda mais interessantes, pois o nível de compreensão dos participantes é altíssimo, a Conselheira Larise e o Conselheiro Sebastião responderam a questionamentos sobre prevenção de situações dentro das escolas, sobre causas e consequências dos atos dos alunos, feitos pelos coordenadores e sobre decisões a serem tomadas com base na realidade das escolas e famílias segundo o ECA. Para Paulo Freire “Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós...”

 
         Enfim, o dia encerra e eu agradeço em primeiro lugar a Deus pela vida, a parceria das Secretarias de Comunicação e Educação, as presenças e valiosas contribuições do Conselho Tutelar nas pessoas da Conselheira Larise e do Conselheiro Sebastião, a nossa Secretária de Educação, suas adjuntas e a equipe técnica da SEMED pelo apoio e confiança. Agradeço também a participação dos coordenadores pedagógicos que são incansáveis na busca de melhorias para o trabalho pedagógico. “Em um diálogo não há a tentativa de fazer prevalecer um ponto de vista particular, mas a de ampliar a compreensão de todos os envolvidos” David Bohm.

Laurilene Correia

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