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sexta-feira, 6 de outubro de 2017

TROCA DE EXPERIÊNCIA



                                          


                A IV FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS que aconteceu no dia 30/08/17, teve como tema de estudos “A TROCA DE EXPERIÊNCIAS”. Mas o que é troca de experiência? Onde ela acontece? Há necessidade de se fazer um estudo a respeito? Segundo Jane Cordeiro “As trocas de experiências são definidas como momentos de diálogo entre os docentes onde os mesmos têm a oportunidade de compartilhar experiências pedagógicas ou informações entre os professores durante o horário complementar”. Nesse sentido trocar experiência nada mais é do que conversas entre pares sobre assuntos que precisam ser esclarecidos e melhorados. Por exemplo, uma atividade de leitura que deu certo em uma sala do 5º ano “A” mas não teve resultado favorável no 5º ano “B” de uma mesma escola, os professores destas salas devem sentar e discutir os pontos relevantes para melhorar suas práticas.

                 Levando em consideração o tema de nosso estudo, apresentei na formação as fichas de diagnóstico de Língua Portuguesa e Matemática utilizadas na escola Laura Costa para atualizar os dados de aprendizagem dos alunos em cada sala. Após a apresentação destas, as discussões foram abertas e cada um dos coordenadores presentes puderam dar sugestões de melhoria, pois um dos objetivos propostos é que o município crie uma única ficha para tabular os dados. Mesmo todas as escolas já fazendo essa coleta, só a Educação Infantil possui uma ficha diagnóstica unificada.
                Em se tratando de troca de experiências, e sabendo que estamos em ano de avaliação nacional da educação básica, então falar de diagnóstico é sempre válido, pois é isso que o IDEB faz com nossos alunos. Lembrando que o nosso primeiro estudo foi sobre AVALIAÇÃO, compartilhei com os coordenadores das escolas que participaram da Prova Brasil em 2015 uma tabela retirada do site QEdu.org.br/brasil/aprendizado, contendo a porcentagem dos alunos com aprendizado adequado e como é feito esse cálculo, para que estes possam usar no planejamento e aprofundar um estudo a respeito. Como diz Celso Antunes “Uma escola é grande não pela quantidade de alunos mas pela equipe que troca, que ouve e que fala, que ensina, mas que aprende antes de ensinar...”

                   Na sequência as professoras Joelia Reis, nossa coordenadora e Nilma Sodré, nossa secretária de educação fizerem esclarecimentos sobre o Fórum de Leitura que é um projeto da Secretaria de Educação do Município e está na sua V edição e o projeto Balaiada que é um resgate histórico de fatos dentro de nosso município; e acontece em parceria com secretaria de cultura. A professora Vagneia Monteles secretária adjunta de ensino fez esclarecimentos sobre o edital e na oportunidade entregou uma cópia do edital do Fórum e do projeto Balaiada para cada coordenador presente.
                  Enfim, o dia encerra e eu agradeço em primeiro lugar a Deus pela vida, a parceria das secretarias de comunicação e educação, as presenças e valiosas contribuições da nossa secretária de educação professora Nilma Sodré e sua adjunta de ensino profª Vagneia Monteles, as coordenadoras do Ensino Fundamental e Educação Infantil profª Joelia Reis e profª Nonir Barros. Agradeço também a participação dos coordenadores pedagógicos que são incansáveis na busca de melhorias para o trabalho pedagógico. Agradecer ainda a professora Joana que nos recebeu tão bem no seu ambiente de trabalho nos cedendo o espaço.” Uma grande escola começa e termina com uma grande equipe, uma formidável equipe”, o nosso município é uma grande escola.   





Laurilene Correia             

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