A IV
FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS que aconteceu no dia 30/08/17, teve como
tema de estudos “A TROCA DE EXPERIÊNCIAS”. Mas o que é troca de experiência?
Onde ela acontece? Há necessidade de se fazer um estudo a respeito? Segundo
Jane Cordeiro “As trocas de experiências são definidas como momentos de diálogo
entre os docentes onde os mesmos têm a oportunidade de compartilhar experiências
pedagógicas ou informações entre os professores durante o horário complementar”.
Nesse sentido trocar experiência nada mais é do que conversas entre pares sobre
assuntos que precisam ser esclarecidos e melhorados. Por exemplo, uma atividade
de leitura que deu certo em uma sala do 5º ano “A” mas não teve resultado
favorável no 5º ano “B” de uma mesma escola, os professores destas salas devem
sentar e discutir os pontos relevantes para melhorar suas práticas.
Levando
em consideração o tema de nosso estudo, apresentei na formação as fichas de
diagnóstico de Língua Portuguesa e Matemática utilizadas na escola Laura Costa
para atualizar os dados de aprendizagem dos alunos em cada sala. Após a
apresentação destas, as discussões foram abertas e cada um dos coordenadores
presentes puderam dar sugestões de melhoria, pois um dos objetivos propostos é
que o município crie uma única ficha para tabular os dados. Mesmo todas as
escolas já fazendo essa coleta, só a Educação Infantil possui uma ficha diagnóstica
unificada.
Em se
tratando de troca de experiências, e sabendo que estamos em ano de avaliação
nacional da educação básica, então falar de diagnóstico é sempre válido, pois é
isso que o IDEB faz com nossos alunos. Lembrando que o nosso primeiro estudo
foi sobre AVALIAÇÃO, compartilhei com os coordenadores das escolas que
participaram da Prova Brasil em 2015 uma tabela retirada do site QEdu.org.br/brasil/aprendizado, contendo
a porcentagem dos alunos com aprendizado adequado e como é feito esse cálculo,
para que estes possam usar no planejamento e aprofundar um estudo a respeito.
Como diz Celso Antunes “Uma escola é grande não pela quantidade de alunos mas
pela equipe que troca, que ouve e que fala, que ensina, mas que aprende antes
de ensinar...”
Na sequência as professoras
Joelia Reis, nossa coordenadora e Nilma Sodré, nossa secretária de educação fizerem
esclarecimentos sobre o Fórum de Leitura que é um projeto da Secretaria de
Educação do Município e está na sua V edição e o projeto Balaiada que é um
resgate histórico de fatos dentro de nosso município; e acontece em parceria
com secretaria de cultura. A professora Vagneia Monteles secretária adjunta de
ensino fez esclarecimentos sobre o edital e na oportunidade entregou uma cópia
do edital do Fórum e do projeto Balaiada para cada coordenador presente.
Enfim, o dia encerra e eu
agradeço em primeiro lugar a Deus pela vida, a parceria das secretarias de
comunicação e educação, as presenças e valiosas contribuições da nossa
secretária de educação professora Nilma Sodré e sua adjunta de ensino profª
Vagneia Monteles, as coordenadoras do Ensino Fundamental e Educação Infantil
profª Joelia Reis e profª Nonir Barros. Agradeço também a participação dos coordenadores
pedagógicos que são incansáveis na busca de melhorias para o trabalho
pedagógico. Agradecer ainda a professora Joana que nos recebeu tão bem no seu
ambiente de trabalho nos cedendo o espaço.” Uma grande escola começa e termina
com uma grande equipe, uma formidável equipe”, o nosso município é uma grande
escola.
Laurilene Correia
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