Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Projeto: Eu conto, tu contas, nós contamos! “A família U.E.B. Laura Costa dessa vez leu, escreveu e contou a magia da leitura, o encanto da Arte com Chiquinha Gonzaga e a temática do VI Sarau Literário Municipal: Mulheres na história: Nomes que fazem a diferença”.





O projeto “Eu Conto, Tu Contas, Nós Contamos” já acontece desde 2014, com o intuito de fomentar a prática de leitura e, destacar a importância da mesma para a formação dos educandos, oportunizando momento de satisfação e enriquecimento cultural de forma lúdica e prazerosa na matriz curricular para o aluno.
            Neste ano, o projeto foi trabalhado englobando o tema geral do VI Sarau Literário Municipal - Mulheres na História: Nomes que Fazem a Diferença. De acordo essa temática, as atividades foram realizadas contemplando os objetivos propostos no Projeto Sarau, tendo como foco principal a reflexão sobre a presença e o papel da mulher na sociedade.
A partir de combinados com os professores, direção escolar e coordenação pedagógica, no dia 19 de maio de 2017, deu-se início as atividades do projeto de Leitura “Eu Conto, Tu Contas, Nós Contamos”, sendo que no turno matutino (1º ao 5º ano) iniciou com uma dramatização que tinha como tema “O Mundo Mágico da UEB Laura Araújo Costa”, envolvendo professores e funcionários, mostrando para os alunos que o projeto convidava-os a conhecer a importância da literatura brasileira bem como as grandes personagens femininas que marcaram a história.

No turno vespertino (6º ao 9º ano), continuamos com a mesma intenção, professores e funcionários, de maneira lúdica, interpretaram grandes personagens da política, da arte, da música, do ativismo, da literatura, como por exemplo, Irmã Dulce, jogadora Marta, Cecília Meireles, entre outros, demonstrando para os alunos a riqueza e importância do conhecimento de mundo, seja no aspecto histórico-social, cultural ou artístico, despertando gosto pela leitura e expressão oral tendo como exemplos a história de grandes artistas supracitados.
Para contemplar o tema do Sarau Mulheres da História: Nomes que Fazem a Diferença, seguiu-se o cronograma sugerido pela SEMED, trabalhando com grandes ícones femininos que se destacaram e se destacam na literatura, educação, ativismo, arte, política e música. O projeto foi realizado toda terça-feira (turno matutino) e quarta-feira (vespertino), sendo complementado no dia posterior quando ficava alguma pendência. Com base nos temas propostos seguiu-se todo um cronograma escolar, sendo que de 1º ao 5º dividiu-se um tema por turma, já de 6º ao 9º ano, os professores trabalharam com as temáticas afins às suas disciplinas. 

No mês de junho, trabalhou-se com base no tema sorteado pela SEMED para cada escola. De acordo com o sorteio, ficamos com o tema Arte e a personagem Chiquinha Gonzaga.
As principais atividades realizadas foram: pesquisas, produções textuais (poemas, paródias, cartazes, biografias), pinturas, exposições, dramatizações, contação de histórias, sorteio e empréstimos de livros, Biografia vida e obra de Chiquinha Gonzaga, Rachel de Queiroz, Fernanda Montenegro, Anita Mafaltt, Tarsila do Amaral, Irmã Dulce, Nilma Sodré, Dilma Rousseff, Anita Batista, Clarice Lispector entre outras.
É importante ressaltar que o momento de contação de histórias ocorreu de forma dinamizada, pois os professores convidaram diversas pessoas, entre funcionários da escola e da equipe técnica da SEMED para se caracterizar de personagens do mundo dos contos infantis ou outro tema, com o intuito de levar o aluno a deleitar-se no prazer de ouvir e contar histórias, pois acreditamos que uma boa leitura abrirá a porta da escrita e o mundo do conhecimento.
Desenvolveu-se também o empréstimo e sorteio de livros para leitura em casa com a família, ao realizar essa atividade houve grande interesse por parte dos alunos, aumentando o número de alunos leitores. Os alunos demonstraram grande alegria e recontavam a história lida para os colegas. A partir também dessa experiência, os alunos do 8º ano gravaram uma encenação da história narrada no livro “O Quinze” de Rachel de Queiroz, acompanhados pelos professores Jorge Marques e Leidinea, sendo esta uma atividade de grande contribuição pedagógica para estes alunos.
Dentro dessa atividade, recebemos a visita das bibliotecárias municipais na sala do 5º ano A, onde foi um momento de suma importância e significativo aprendizado.

Tivemos ainda o prazer de receber a visita da professora e escritora Nilma Sodré nas salas dos 5º anos A e B, que na oportunidade fez doações do seu livro ArteSingullar Momentos em Prosa e Versos, deixando uma breve reflexão sobre leitura e escrita. E também ainda a participação do Cantor Moisés Barros da Banda Amor Sacana, na turma do 3º ano, enfatizando o tema música, dança e arte.
Outra atividade que gerou motivação e aprendizado foi pesquisa de obras de grandes pintoras da arte, como Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, ao realizarem as atividades de desenho e pintura descobriu-se alunos com grande habilidade para a arte de desenhar e pintar, Dentre as atividades aplicadas, ressaltamos que estratégias utilizadas pelos professores despertaram nos alunos um pensar diferente ao conhecer todo o contexto histórico da mulher revolucionária.
Para concluir o primeiro semestre e finalizar as atividades referente ao projeto da escola, atrelado ao Projeto Sarau, foi realizado a culminância no dia 27/06/2017, onde foram apresentadas amostras das atividades executadas em sala de aula de 1º ao 9º ano, a saber: encenação de cantiga de roda ,coreografia com a música Ó Abre Alas de Chiquinha Gonzaga ,Exposição do quadro “ O Farol” de Anita Malfatti, reproduzidas pelos alunos e uma paródia da trajetória de Anita Malfatti , cordel sobre os escritores  urbanossantenses, Peça teatral sobre Irmã Dulce, “Jornal Sarau” Vida e obra de Tarsila do Amaral, encenação da luta das mulheres na história e a primeira mulher que votou, encenação do filme “O Quinze” de Rachel de Queiroz, Dublagem da música Corta Jaca de Chiquinha Gonzaga, Peça teatral do Conto: Cinderela e também um depoimento do aluno Carlos Fernando relatando a resenha de um livro lido pelo mesmo. 

Diante das apresentações e todo processo de execução do projeto percebeu-se aprimoramento da prática educativa dos professores e sobre tudo dos alunos, principalmente com estudo de um tema tão provocante e necessário.
E como é de práxis, encerramos o primeiro semestre participando do VI SARAU LITERÁRIO. Um momento de troca de experiências entre as escolas municipais com lindas apresentações referente as atividades realizadas nas escolas conforme o tema geral.
De acordo nosso projeto em conjunto ao tema do sarau, bem como o tema ARTE, decidiu-se apresentar algo que retratasse o tão importante papel da mulher na arte, demonstrando ainda a vida precursora da grande pianista e maestrina Chiquinha Gonzaga e o trabalho realizado na escola. Com base nesse pensamento, nossa apresentação tinha como tema: “A magia da leitura e o encanto da Arte com Chiquinha Gonzaga”. Foi criada uma pequena encenação demonstrando o gosto pela leitura e uma coreografia de uma paródia da música Ó Abre Alas de Chiquinha Gonzaga. Nessa paródia buscou-se retratar as atividades desenvolvidas na sala de aula, além disso, nossas crianças caracterizarem-se com vestes que retratou todo trabalho e temas aplicados no período de execução do projeto. Pois o desejo da família Laura Costa era compartilhar com as demais escolas a alegria dos resultados alcançados e trabalho realizado, deixando a mensagem de que quando se trabalha em união e compromisso com a educação, obtêm-se bons frutos.






Gestora: Noemia Souza da Silva
Gestor Adjunto: Rayllon Sousa Galvão
Coordenadora Pedagógica: Antonia Rodrigues dos Santos da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário