Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de julho de 2017

VI SARAU LITERÁRIO: Maria Firmina dos Reis, uma mulher à frente de seu tempo









          O Sarau Literário é um projeto de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que tem como objetivo principal incentivar o habito de leitura entre os nossos alunos. Na UEB Chagas Araújo o tema VI SARAU LITERÁRIO: “Mulheres na história: nomes que fazem a diferença” foi apresentado aos professores e gestores pela coordenadora da escola no planejamento do mês de abril, depois de todos concordarem, a escola direcionou as atividades para a literatura. Então, começamos um trabalho coletivo motivando os alunos a pesquisarem vários nomes de mulheres na literatura. O projeto seguiu com atividades variadas que aconteciam uma vez por semana dentro da sala de aula sem fugir do tema escolhido.


        Depois de algumas pesquisas feitas pelos docentes e apresentadas no planejamento, foi decidido que a escola depois de trabalhar toda a trajetória de Maria Firmina dos Reis apresentaria a biografia da autora e professora, em forma de teatro, logo nas primeiras leituras que os alunos fizeram sobre a autora, descobriram que ela era maranhense, negra, bastarda e pobre. Para melhorar o planejamento a coordenadora e os professores sentaram em vários momentos para conversar sobre a história de vida de Maria Firmina. Os trabalhos seguiram com a distribuição de tarefas para os alunos, cada sala ficou responsável por uma apresentação e ao final fizemos a culminância na escola. Após a finalização dessa primeira etapa foi feita a escolha da melhor apresentação que foi levada para culminância do Sarau no Município que aconteceu no Peneirão.

           Ao escolhermos o trabalho que seria apresentado, observamos que nossos alunos tinham a capacidade de interpretar, com a escolha de cada personagem, fomos percebendo que os alunos foram perdendo a timidez e passaram a valorizar e admirar a mulher guerreira que foi Maria Firmina dos Reis, pois, ao estudarem sua historia de vida, tiveram a oportunidade de descobrir as lutas e desafios que essa mulher teve que enfrentar durante sua trajetória, tendo em vista que além de ser mulher era negra em uma época que a sociedade era moralista, machista e mulher não tinha nenhum tipo de direito, ela enfrentou todo tipo de preconceito, vencendo barreiras, lutando por uma causa, que lhe feria a vida e a alma. Por ser além de seu tempo, isso lhe custara alguns anos de prisão e tortura por sua ousadia. Mas, mesmo com todas as dificuldades vividas não se deixou abater, enfrentou e venceu, mostrando assim a força da mulher na sociedade.
               Ao indagar aos pais sobre a postura de seus filhos a respeito dos trabalhos que desenvolveram na escola, os mesmo responderam que gostaram muito. Colhemos o depoimento de Nubiana dos Santos Dutra, mãe da aluna Natally que estuda o 6° ano matutino, em suas palavras nos relatou que gostou muito do trabalho apresentado por sua filha. Para a mãe o exercício da leitura e pesquisa despertou em sua filha uma habilidade que até então, ela não havia percebido que foi de ter a coragem de apresentar um jornal, protagonizando uma repórter profissional. Em casa a mãe pode observar que a filha passou a ter um outro tipo de comportamento, pois, segundo ela a filha começou a criar gosto pela leitura, bem como ter uma postura mais ética diante de determinadas situações do convívio tanto familiar como social.
               Nubiana nos falou da alegria que sentiu ao ver sua filha aprendendo mais sobre uma mulher que foi tão importante para a história da sociedade maranhense.

                 Logo em seguida falamos com a mãe da aluna Ana Luiza também do 6° ano matutino que recitou o poema “confissões” a mesma relatou como a filha se sentiu feliz em participar do sarau e da sua dedicação em aprender a recitar poemas e aperfeiçoar sua leitura.
                Diante de todas as apresentações e esforços nossos agradecimentos a Deus pelo dom da vida, aos que nos dão oportunidade de estar à frente desse trabalho, a nossa prefeita Iracema Vale, a nossa secretaria de educação professora Nilma Sodré e suas adjuntas, aos nossos alunos pelo desempenho, participação e doação nas atividades propostas, as gestoras da escola, aos professores e demais funcionários sem os quais não seria possível alcançar sucesso algum. Encerro com a certeza de que juntos fazemos a diferença.







Aldeana da Silva Almeida
Coordenadora Pedagógica


2 comentários:

  1. A escola UEB Chagas Araújo agradece a todos que contribuíram para a realização desse projeto.

    ResponderExcluir