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sábado, 17 de junho de 2017

III FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS/2017







           Trabalhar com a formação dos Coordenadores Pedagógicos é sempre um desafio, para mim tem sido, nesses quatro meses, é sabido por nós que está entre suas atribuições a formação de professores, e não se pode falar em ensino de qualidade, sem antes pensar na formação de professores, pois a teoria implica na mudança da prática. Segundo Regina Scarpa “Formar-se, não é instruir-se, é antes de qualquer coisa refletir, pensar numa experiência vivida.” Foi pensando em contribuir com a melhoria da prática de sala de aula que pesquisei e planejei para que no dia 01 de junho de 2017, acontecesse no auditório do Centro Administrativo a III FORMAÇÃO DE COORDENADORES na qual abordamos o tema TEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA.
 

           De acordo pesquisas, Tematizar a Prática é uma estratégia usada no Brasil desde os anos 1990, que “consiste em analisar as atividades didáticas da sala de aula para estudar as teorias que ajudarão os docentes a perceber as intervenções necessárias ao ensino dos conteúdos.” Como ilustração , trouxe para o nosso estudo uma aula de matemática ministrada pela professora Leiliane aos alunos do 3º ano do ensino fundamental da escola UEB Chagas Araújo que trabalhava o Sistema de Numeração Decimal utilizando o jogo Nunca 10 do caderno de jogos do PNAIC. Aos presentes foi possível observar e analisar o comportamento dos estudantes durante o jogo, a maneira em que o conteúdo foi trabalhado e as estratégias utilizadas pela professora; nesse caso, a tematização da prática aparece como uma oportunidade de professores e coordenadores a partir de suas experiências melhorarem suas atuações profissionais oportunizando crescimento pessoal a seus alunos.


           Começamos o primeiro momento com a leitura do texto “A lição do fogo” que nos fez refletir sobre a nossa atuação, reforçando a ideia de que educação não se faz sozinho, lembramos ainda da nossa formação anterior através da leitura do caderno de registro feita pelo professor Marcos;  seguiu-se com a explanação do tema em estudo em que cada coordenador respondendo a 12 perguntas sobre a aula em análise e lembrando que a tematização da prática não tem o objetivo de mostrar erros do professor, mas verificar a maneira como o aluno aprende, rever e se possível reorganizar o planejamento. Na oportunidade, foi entregue a cada um dos coordenadores presentes uma lista com 11 passos para a tematização da prática retirada da revista NOVA ESCOLA edição 13 de 01 de abril de 2011. De nossa ótica, o debate foi muito proveitoso principalmente porque a tematização aproxima ainda mais os docentes dos coordenadores pedagógicos. No segundo momento, tivemos a dinâmica “casa, morador e terremoto” coordenada pela professora Idelvanda, que pôde contar com o envolvimento e participação de todos. Logo após as discussões sobre o calendário do mês a professora Vagneia Monteles Secretária Adjunta de Ensino deu algumas informações sobre o planejamento e falou também sobre o Projeto Balaiada que o município aderiu e passará a desenvolver nas escolas no segundo semestre letivo de 2017; continuando,  a professora Joelia Reis, coordenadora do ensino fundamental enfatizou sobre o Sarau Literário que culminará no dia 01 de julho e na oportunidade marcou uma reunião para outro momento para juntos organizarmos os subtemas, ordem das apresentações e outras observações necessárias. Durante a FORMAÇÃO estiveram presentes e contribuindo de maneira significativa com o momento as técnicas da SEMED, professora Vilcileide Diniz, professora Nonir Barros, professora Joelia Reis, professora Vagneia Monteles e ministrando a formação a professora Laurilene Correia formadora dos coordenadores 


            Enfim, chega o momento de agradecer pelo trabalho desenvolvido naquele dia, àqueles que nos dão oportunidade de estar e fazer parte da equipe, mais uma vez agradeço à  Prefeita Iracema Vale pelo trabalho e compromisso com a educação do nosso município, a professora Nilma Sodré, Secretaria de Educação do Município pelo apoio e confiança, suas adjuntas  professoras  Francinete Borges, Vagneia Monteles, Francenildes Simões pela parceria nos trabalhos, a Secretaria de Comunicação na pessoa do senhor Adiel Dutra e toda sua equipe pela parceria com a SEMED, aos meus colegas coordenadores pela participação e valiosas contribuições, em especial a professora Aldeana Almeida pela prontidão com que nos atendeu. O dia termina com uma mensagem em vídeo do texto “Se Alguém te Procurar”. “Se alguém te procurar com dúvidas...É porque você tem o caminho...Ninguém chega até você por acaso...Em tudo há propósito...”    




                                                                                                                       
     



                               
 Texto de  Laurilene Correia




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