Trabalhar com a formação dos Coordenadores Pedagógicos é sempre um desafio, para mim tem sido, nesses quatro meses, é
sabido por nós que está entre suas atribuições a formação de professores, e não
se pode falar em ensino de qualidade, sem antes pensar na formação de
professores, pois a teoria implica na mudança da prática. Segundo Regina Scarpa
“Formar-se, não é instruir-se, é antes de qualquer coisa refletir, pensar numa
experiência vivida.” Foi pensando em contribuir com a melhoria da prática de
sala de aula que pesquisei e planejei para que no dia 01 de junho de 2017, acontecesse
no auditório do Centro Administrativo a III FORMAÇÃO DE COORDENADORES na qual
abordamos o tema TEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA.
De acordo pesquisas,
Tematizar a Prática é uma estratégia usada no Brasil desde os anos 1990, que “consiste
em analisar as atividades didáticas da sala de aula para estudar as teorias que
ajudarão os docentes a perceber as intervenções necessárias ao ensino dos
conteúdos.” Como ilustração , trouxe para o nosso estudo uma aula de matemática
ministrada pela professora Leiliane aos alunos do 3º ano do ensino fundamental
da escola UEB Chagas Araújo que trabalhava o Sistema de Numeração Decimal
utilizando o jogo Nunca 10 do caderno de jogos do PNAIC. Aos presentes foi
possível observar e analisar o comportamento dos estudantes durante o jogo, a
maneira em que o conteúdo foi trabalhado e as estratégias utilizadas pela
professora; nesse caso, a tematização da prática aparece como uma oportunidade
de professores e coordenadores a partir de suas experiências melhorarem suas
atuações profissionais oportunizando crescimento pessoal a seus alunos.
Começamos o
primeiro momento com a leitura do texto “A lição do fogo” que nos fez refletir
sobre a nossa atuação, reforçando a ideia de que educação não se faz sozinho,
lembramos ainda da nossa formação anterior através da leitura do caderno de
registro feita pelo professor Marcos; seguiu-se
com a explanação do tema em estudo em que cada coordenador respondendo a 12
perguntas sobre a aula em análise e lembrando que a tematização da prática não
tem o objetivo de mostrar erros do professor, mas verificar a maneira como o
aluno aprende, rever e se possível reorganizar o planejamento. Na oportunidade,
foi entregue a cada um dos coordenadores presentes uma lista com 11 passos para
a tematização da prática retirada da revista NOVA ESCOLA edição 13 de 01 de
abril de 2011. De nossa ótica, o debate foi muito proveitoso principalmente
porque a tematização aproxima ainda mais os docentes dos coordenadores pedagógicos.
No segundo momento, tivemos a dinâmica “casa, morador e terremoto” coordenada
pela professora Idelvanda, que pôde contar com o envolvimento e participação de
todos. Logo após as discussões sobre o calendário do mês a professora Vagneia
Monteles Secretária Adjunta de Ensino deu algumas informações sobre o
planejamento e falou também sobre o Projeto Balaiada que o município aderiu e
passará a desenvolver nas escolas no segundo semestre letivo de 2017;
continuando, a professora Joelia Reis,
coordenadora do ensino fundamental enfatizou sobre o Sarau Literário que
culminará no dia 01 de julho e na oportunidade marcou uma reunião para outro
momento para juntos organizarmos os subtemas, ordem das apresentações e outras
observações necessárias. Durante a FORMAÇÃO estiveram presentes e
contribuindo de maneira significativa com o momento as técnicas da SEMED,
professora Vilcileide Diniz, professora Nonir Barros, professora Joelia Reis,
professora Vagneia Monteles e ministrando a formação a professora Laurilene Correia
formadora dos coordenadores
Enfim,
chega o momento de agradecer pelo trabalho desenvolvido naquele dia, àqueles
que nos dão oportunidade de estar e fazer parte da equipe, mais uma vez
agradeço à Prefeita Iracema Vale pelo
trabalho e compromisso com a educação do nosso município, a professora Nilma
Sodré, Secretaria de Educação do Município pelo apoio e confiança, suas
adjuntas professoras Francinete Borges, Vagneia Monteles,
Francenildes Simões pela parceria nos trabalhos, a Secretaria de Comunicação na
pessoa do senhor Adiel Dutra e toda sua equipe pela parceria com a SEMED, aos
meus colegas coordenadores pela participação e valiosas contribuições, em
especial a professora Aldeana Almeida pela prontidão com que nos atendeu. O dia
termina com uma mensagem em vídeo do texto “Se Alguém te Procurar”. “Se alguém
te procurar com dúvidas...É porque você tem o caminho...Ninguém chega até você
por acaso...Em tudo há propósito...”
Texto de Laurilene Correia

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