Powered By Blogger

domingo, 5 de junho de 2016

PROJETO QUADRILÁTERO



No dia 02 de Junho de 2016, a escola UEB “Emília de Araújo Melo” situada na Rua Padre Xavier S/N, Mutirão, reuniu-se com a Secretaria de Assistência Social tendo como representante desta entidade a Assistente social Maria Patrícia Silva de Souza, o CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) representado pelo senhor José Edilson Andrade, o Conselho Tutelar a senhora Meire Santos e o senhor Francisco Silva, a Gestora da escola Senhora Darlene Bastos Araújo, Gestor Adjunto e Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental II Senhor Milson José, a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I Senhora Vilcileide Nascimento Diniz e os Professores do Fundamental I. O motivo do encontro foi reativar o Projeto Quadrilátero, idealizado pelo professor/coordenador Milson José em 2015.
O Projeto Quadrilátero é uma parceria em conjunto com a Assistência Social, Psicologia, Pedagogia e Disciplinar, tendo como novidade neste ano a parceria do Conselho Tutelar. O Projeto baseia-se na informação oriunda do professor que ao ser encaminhado ao Coordenador Pedagógico inicia uma análise prévia dos possíveis fatores acionando as parcerias acima citadas, onde a escola não se limita mais apenas a identificar e ou informar a problemática, mas acompanhar conjuntamente com os profissionais o desenvolvimento. O objetivo geral é o estreitamento da relação família-escola-comunidade ampliando o intercambio destas no processo de ensino-aprendizagem. Entre os objetivos específicos podemos citar:
- Melhoria do rendimento escolar;
- Redução da evasão escolar;
- Redução de casos de indisciplina tanto no âmbito escolar como familiar.
O desenvolvimento do Projeto dar-se a partir das informações dos professores em sala de aula, partindo deste princípio a coordenação, em prévia análise, agenda com os parceiros o encontro onde é repassado aos mesmos o relatório da situação podendo ser da Assistência Social, Assistência Psicológica e Conselho Tutelar. Após esta primeira etapa faz-se uma visita ao aluno em sua residência indicado no relatório pelo professor, para interação da situação com a família que também pode ser o cerne da situação. Diagnosticado o problema a escola e os parceiros institucionais passam a acompanhar o aluno.
Agradecimentos a Prefeitura Municipal na pessoa da Senhora Prefeita Iracema Vale e à Secretaria Municipal de Educação na pessoa da Senhora Nilma da Silva Sodré pelo apoio prestado as escolas do município.

“O projeto traz o pragmatismo da expressão transpor os muros da escola evidenciando de forma pratica a escola como agente de assistência e formação”. (Milson José)


FOTOS DO EVENTO
REUNIÃO PARA REATIVAR O PROJETO QUADRILÁTERO
Texto de Milson José
Gestor Adjunto e Coordenador Pedagógico do Fundamental II
OBS: Publicado por Jordânia Lima Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário