O Projeto Ciranda de Leitura foi criado
em 2015, a partir da necessidade de inserir no cotidiano dos alunos da escola
UEB Professora Assunção, atividades que envolvessem a leitura e a escrita, de
forma criativa, interessante, dinâmica e significativa e que proporcionassem
aos alunos mais que prazer e distração, que promovesse sabedoria e informação
para que eles pudessem compartilhar com outras pessoas.
Assim, o Ciranda de Leitura surge com o
objetivo de levar aos alunos a conhecerem os mais diferentes gêneros textuais,
estimulando o gosto pela leitura e pela escrita, podendo assim, serem capazes
de fazerem uso da mesma nas mais diferentes situações sociais dia a dia.
Pois a escola é, hoje, o espaço privilegiado
em que deverão ser lançadas as bases para a formação do indivíduo. É nesse espaço
privilegiado que se deve proporcionar o contato do aluno com a literatura, de
maneira mais abrangente do que quaisquer outros, ela estimula o exercício da
mente, a percepção do real em suas múltiplas significações. Contudo, a
literatura é a mais importante das artes, pois sua matéria-prima é a palavra, o
pensamento, as ideias, a imaginação, é exatamente aquilo o que distingue ou
define a especificidade do humano. Além disso, sua eficiência como instrumento
de formação do ser, está diretamente relacionada a uma das mais belas
atividades básicas do indivíduo em sociedade, que é a leitura.
O referido projeto acontece uma vez na
semana com atividades tanto na sala de aula como nos espaços propícios ao
desenvolvimento de cada uma delas. Em 2015, o projeto deu-se início em abril e
seguiu um cronograma de atividades organizadas por etapas, sendo que a cada mês
eram trabalhados gêneros textuais diferentes. As atividades desenvolvidas foram
adaptadas a cada faixa etária dos alunos, levando em conta a idade e o possível
nível de conhecimento. Dentre as quais podemos citar: caixa surpresa, a oficina
de dramatizações, a propaganda do livro, o livro viajante, o caderno coletivo
de produções, as rodas de leituras e conversas que se realizava no cantinho da
leitura, o soletrando, o jogo da memória, a oficina de produções e linguagens e
o sarau.
Em 2016, além dessas atividades citadas
acima, o projeto trouxe novos elementos de ampliação que renovam as ações e
promovem o processo de ensino/ aprendizagem. Essas novas atividades oferecem
aos alunos, professores, pais e comunidade escolar a oportunidade de transformar
sua própria experiência de vida em histórias fabulosas através de expressões
verbais e corporais.
É importante salientar, que toda a
quarta-feira acontece a “Hora do Conto”. Essa atividade inicia com o momento da
acolhida dos alunos, onde se desenvolvem em três etapas: primeiro a oração do
dia, em seguida a execução do hino nacional ou municipal e conclui-se com o
contador de histórias. Esse contador pode ser professor, coordenador, gestor,
funcionários, pais, alunos ou alguém da própria comunidade. A hora do conto é
sempre realizada no pátio da escola, onde o contador caracterizado com o
principal personagem da narrativa conta e reconta e dar asas a sua imaginação
despertando assim, a curiosidade das nossas crianças.
Outras atividades importantes a destacar
são: o mural das curiosidades, o conto da poesia, o café literário e o correio
ambulante. Todas elas se complementam e formam um todo, que envolvem leitura e
escrita de forma agradável, dinâmica e significativa.
Dentre essas atividades “o mural das
curiosidades”, é uma das que mais se sobressai, devido o envolvimento dos
alunos com as informações, as descobertas e desejo de conhecer. A cada semana
são colocadas em destaque algumas curiosidades do gênero textual que estão
sendo trabalhado em sala de aula. Nesse início do projeto foram colocados
autores de Urbano Santos que se destacaram na poesia e na música, dentre os
quais podemos citar: Telma Regina, Almir Coutinho (in memorian), Nilma Sodré,
Maria Elizabete e outros.
Pode-se afirmar que o Ciranda de Leitura
é um Projeto através do qual os alunos vêm adquirindo conhecimento nas diversas
áreas, facilitando a interpretação, argumentação, oralidade, o vocabulário, a
produção de textos e a leitura. A UEB Professora Assunção tem grande parcela de
responsabilidade, pois proporciona o incentivo a leitura despertando no aluno o
hábito de ler e conscientizando que a leitura enriquece o conhecimento.
FOTOS
DO EVENTO
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LEITURA DRAMATIZADA |
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PROJETO CIRANDA DE LEITURA |
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MOMENTO DA LEITURA |
Texto de Maria de Jesus
Dutra da Silva
Coordenadora
Pedagógica da UEB Professora Assunção
OBS: Publicado por Jordânia Lima Nascimento
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